Social Icons

Bem vindo (a)!!!!

Pages

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CAMINHO DA RESTAURAÇÃO, SEXTO PASSO, O PASSO DA REPARAÇÃO




      Não vivemos isolados, tudo que cometemos afeta outras pessoas. O viciado em drogas torna sua família codependente, o irado não se ira contra ele mesmo e sim contra as pessoas, o compulsivo por alimentação não trás apenas prejuízos para si mesmo, mas também para familiares e amigos ao redor demonstrando ansiedade e descontrole, assim como a mentira, a sonegação, o escândalo, etc.. Para sermos restaurados por completo precisamos ir além do nosso interior, precisamos restaurar nossos relacionamentos. Esse é o Passo da Reparação. O simples e honesto reconhecimento que nossas falhas de caráter e nossos vícios têm machucado outras pessoas e por isso nossos relacionamentos precisam de restauração. Eu preciso ser restaurado e meus relacionamentos também. Quando não são as feridas que provocamos nas outras pessoas, são as pessoas que nos feriram profundamente e, muitos de nós, carregamos mágoas profundas que precisam ser resolvidas diante de Deus e delas.  

Que culpa você carrega? Qual é o fardo que você arrasta por semanas, meses ou anos? Porque você não consegue se livrar sozinho?

O Passo da Restauração nos desafia em dois aspectos: Aprender a perdoar quem lhe feriu; Fazer reparações a quem você feriu. 

Examino todos os meus relacionamentos, oferecendo perdão àqueles que me fizeram mal e reparando os danos que causei a outras pessoas, exceto quando fazê-lo provocaria mais danos a essas pessoas ou a terceiros.

Nada de conversa profana, difamadora e nociva. Sejam gentis e sensíveis ao próximo. Perdoem-se uns aos outros assim como Deus em Cristo os perdoou — perdão total e incondicional. Ef. 4:31-32

1º Perdoar aqueles que têm me ferido.

Por que preciso perdoar? 

1 - Porque Deus tem me perdoado.

Sejam moderados, satisfeitos com o segundo lugar, rápidos em perdoar uma ofensa. Perdoem tão rápida e completamente quanto o Senhor os perdoou. Cl.3:13

        Quando lembro o quanto Deus tem me perdoado fica muito mais fácil. Quando compreendo que não sou Deus, por isso não sou 100% justo, mas que tenho ofendido o criador com meus desvios de conduta, meus pecados, meus erros de alvo, meus descaminhos, etc... Assim percebo que Deus misericordiosamente tem me perdoado, e isso torna mais fácil perdoar as outras pessoas. 

Você nunca terá de perdoar alguém mais do que Deus já tem perdoado você. 

           Quando você tem dificuldade de perdoar outras pessoas geralmente é porque você nãos se sente perdoado diante de Deus. As pessoas que se sentem perdoadas acham que é muito mais fácil perdoar. 

2 – Porque ressentimento não funciona?

           É desnecessário e sem sentido. O ressentimento e a mágoa chegam a ser doentios.

O ressentimento do insensato é o que o mata; a ira invejosa do inconsequente é o que o desgraça. Jó 5:2  

Cultivar ressentimento sempre faz você machucar mais a si mesmo que as outras pessoas. 

E por que você trata seus amigos como animais? Você olha para nós como se não soubéssemos coisa alguma. Por que se acha tanto? Quer que o mundo todo se adapte a você? A realidade deveria mudar por sua causa? Jó 18:3-4 

            As maiores causas de problemas físicos na vida são a culpa, o ressentimento ou a amargura. “Não é o que você come que é importante , mas o que está comendo você”. Dr S I Mecmiller

           Ressentimento e amargura acabam sugando suas energias e prolongando ainda mais a sua ferida. Um suicídio emocional. Para seu próprio bem você precisa considerar perdoar aqueles que te feriram.

3 – Porque eu precisarei de perdão no futuro.


E, quando orarem, lembrem-se de que não se trata apenas de pedir. Se vocês têm algo contra alguém, perdoem. Só, então, o Pai celestial de vocês perdoará os seus pecados. Mc 11:25

A bíblia mostra que não podemos receber o que não desejamos dar.  Perdão é uma estrada de mão dupla. 

Como posso perdoar aqueles que me feriram?
 
a) Revelando a minha ferida. Você tem algumas opções quando se trata de ferida: Pode reprimir,  esconder, fazer de conta que ela não existe. Ignorar uma ferida não funciona. Ela sempre virá à tona através de alguma compulsão na vida; Você pode minimizar a doença dizendo “Não é nada”, “Isso não é importante”, "Essas pessoas fizeram o melhor que podiam por mim”, etc...  Mas a verdade é que se ainda há coisas que lhe machucam e não foram tratadas, você precisa admitir que elas existem e, tratar;  Você pode confessar. Abra o jogo, admita sua ferida. Diga: “Isso realmente ainda me machuca nos dias de hoje”. O que você precisa fazer? Faça uma lista de todas as pessoas que feriram você. O que disseram, o que fizeram, o que pensaram, etc. Esses ressentimentos precisam ser tratados. 

b) Liberando meus ofensores. Preciso perdoar quem me ofendeu. Liberar o ofensor, deixá-lo ir. Como eu libero um ofensor? PERDOANDO. Não espere que lhe peça perdão, tome a iniciativa. Por quê? Fazendo isso você reconhece suas próprias falhas e o tamanho do perdão divino. Quantas vezes perdoar? (Mt 18:21-22). Precisamos transformar o ato do perdão em uma atitude contínua de perdão. Sabe por quê? Quando os sentimentos contra aquela pessoal retornar, você é capaz então de reafirmar o perdão e liberar mais uma vez a pessoa e você mesmo. Como você sabe se liberou seu ofensor completamente? 1) Quando você poder pensar naquela pessoa e aquilo não lhe machuca mais. Perdoar não é esquecer; 2) Quando você poder orar por essa pessoa e abençoá-la ; Quando você olha e compreende a dor daquele que te ofendeu, ao invés de se concentrar em como ele te ofendeu.  Pergunta: Você deve sempre falar de suas feridas para quem te ofendeu? Nem sempre isso é possível e nem aconselhável. Às vezes as circunstâncias já mudaram. Dica: Existe uma Técnica da Cadeira Vazia. Coloque uma cadeira vazia na sua sala ou quarto e imagine a pessoa sentada lá e, libere perdão, em nome de Jesus. A casos que é possível chegar na pessoa, outros não mais. 

c) Substituindo minha ferida com a paz de Deus. Se eu perdoar a pessoa vai embora sem nenhuma punição? Não. Deus fará justiça.  A reivindicação é dEle. Um dia Deus fará um acerto de contas, e mesmo aqui na terra muitos acabam pagando pelos seus próprios atos. Mas nossa oração precisa ser para que Deus o perdoe.

Que a paz de Cristo guarde vocês em sintonia uns com os outros. Nada de sair por aí, fazendo o que quer. Cultivem a gratidão. Cl 3:15

2º Fazer reparações a quem você feriu. 

          Na vida não apenas somos machucados, mas machucamos também. Maus Relacionamentos acabam sendo a raiz do problema que nos impede de caminhar em Restauração e em uma vida saudável. Às vezes não conseguimos nos livrar daquele mau hábito, daquele vício por acusa de alguns problemas de relacionamentos mal resolvidos. E eles precisam ser resolvidos se pretendemos seguir no Caminho da Restauração para tornar-se uma pessoa que Deus deseja que sejamos.

Como eu faço isso?

a) Faça uma lista daqueles a quem você tem ferido e das coisas que você fez. Não lembra? Vamos ajudar: Você tem alguma dívida pendente?  Você está tentando controlar a vida de alguém? Você é extremamente crítico? Alguém a quem você não tem demonstrado gratidão? Você foi desleal? Mentiu? Essas perguntas são suficientes para você começar a pensar na sua lista. 

b) Pense sobre como você gostaria que os outros fizessem reparações com você.  A três questões que você precisa levar em conta: 1) Precisa ter a hora certa para abordar a outra pessoa. Não é quando o seu melhor tempo está em jogo, mas o melhor tempo para a outra pessoa; 2) Tenha a atitude certa. Tenha o amor a todo tempo. Fale a verdade, em amor; 3) Concentre-se na sua parte do problema; 4) Faça restituição quando for possível.


        Enquanto você tiver amargura no coração por pessoas, elas controlarão você. Naquilo que você se concentra é naquilo que você acaba se tornando. A boa notícia é que Deus deseja lidar com todos os lixos relacionais da sua vida.

Mas fique tranquilo: se você abrir o coração, pedir ajuda a Deus e pra ele estender as mãos, Se limpar das mãos o pecado e recusar-se a acolher o mal em casa, Você poderá encarar o mundo sem sentir vergonha e andar seguro sem medo nem culpa. Você se esquecerá das suas angústias: elas não passarão de vagas lembranças. O sol vai raiar e brilhar para você, e toda sombra será dispersa ao romper da manhã. Confiante de novo e cheio de esperança, você descansará. Olhará em volta e desfrutará toda segurança. Bem acomodado e sem grandes preocupações, você será procurado por muitos por causa de tanta bênção. Jó 11:13-19  

      Será que você quer cortar a corda que arrasta esse fardo todo esse tempo? Esse é o propósito do Sexto Passo.

Pr Armando Bispo
Criação e adaptação: Lucas Ferreira 
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe os Passos anteriores 





5º Passo, O Passo da Transformação (http://lucasvidaemobras.blogspot.com/2013/07/caminho-da-restauracao-quinto-passo-o.html)