Social Icons

Bem vindo (a)!!!!

Pages

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CAMINHO DA RESTAURAÇÃO, QUARTO PASSO – O PASSO DA LIMPEZA


(O 1º Passo (dlvr.it/2ypXgW ) é o Passo da Realidade, onde admitimos que não somos Deus e que não temos o controle da nossa vida; O 2º Passo (dlvr.it/37BGjx ) é o Passo da Esperança, onde dizemos não sermos capazes de resolver nosso problema e reconhecemos que Deus tem o poder, e quer ajudar; O 3º Passo (dlvr.it/3BffZl ) é o Passo do Compromisso, onde conscientemente escolho confiar toda minha vida e vontade aos cuidados e controle de Cristo).
                


                 Não recebemos Jesus em nossa vida e logo após isso todos os nossos problemas se acabam. Às vezes é exatamente o contrário. As pressões surgirão de todos os lados já que sempre é difícil remar contra a correnteza. O Passo da Limpeza falará sobre limpeza do nosso passado. Vamos aprender a andar de consciência limpa.

Unilateralmente (eu, somente eu) e abertamente analiso e confesso todas as minhas falhas a mim mesmo, a Deus e a alguém da minha confiança.

Culpa nos mantém atolados no nosso passado.

              Todos nós comentemos erros, temos sentimentos de remorso, de arrependimento. Todos gostariam de voltar no tempo e ter feito de modo diferente. Não sabemos lidar com o sentimento de culpa, e o que fazemos? 1-Negamos: ‘- Eu não fiz isso!’; 2-Reprimimos. Não abrimos a boca, não dizemos nada; 3-Culpamos os outros: ‘- Eu fiz por causa dele (a), Eu fiz pelas circunstâncias’, etc... Arrumamos todas as desculpas possíveis para justificar; 4-Racionalizamos: ‘- Qual o problema? Tem nada a ver. Alias... Todo mundo faz isso. Todos somos pecadores; - Já faz muito tempo’. Etc, etc, etc... Mas a culpa está lá, não tem como ignorar. Precisamos lidar com ela de frente. É como algo que você enterra e apodrece, vai ter que desenterrar, está cheirando mal e começará a vazar para seus relacionamentos.

A pergunta é:
Será que você tem condições de pensar em algumas coisas que você tem carregado na sua vida como culpa daquilo feito há um ano atrás, um dia atrás, ou a décadas atrás? Do que é que você sente culpa? Do que você tem vergonha? Que desculpas você tem dado? De que maneira você tem tentado se justificar?

                 Se você realmente quer ser restaurado dos seus traumas, vícios e maus hábitos terá que aprender a lidar com as culpas, já que elas são na sua grande maioria a causa de você está enrolado (a) em suas loucuras.

Como nos livramos da culpa? Quando você cansar dos paliativos e realmente querer lidar com a ela, custe o que custar, doa a quem doer, inclusive em você. Ai você estará pronto para dar o 4º Passo. A boa notícia é que esse passo vai levar você a sentir o que o salmista diz:

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Salmos 32:1-2

Quais as razões para dar esse Passo?

1 - Culpa destrói a sua confiança. A culpa trás insegurança e constante preocupação. Você pensa assim: ‘- E se alguém descobrir? - E se ela descobrir? - E se ele descobrir? - E se meus pais descobrirem? - E se a polícia descobrir? - Se souberem a verdade a meu respeito que vão pensar de mim?’.  Desenvolvemos um medo de sermos rejeitados pelo que realmente somos. Não queremos abrir o nosso passado, é uma lata de lixo muito podre muitas às vezes. E por conta disso vamos protelando, protelando...

2 - A culpa prejudica nossos relacionamentos. A culpa lhe torna impaciente com as outras pessoas, implacável. Pode  levar a agir de maneira irada e sem razão aparente. Na tentativa de suprimir seu passado você reage como se fosse o justiceiro (a) sobre qualquer pessoa que tenha a tendência de fazer a mesma coisa que você fez no passado.  Essa culpa também pode levar você a evitar compromissos com um relacionamento. Você se aproxima das pessoas até certo ponto, quando seu coração começa a ser descoberto, quando a ‘tampa’ ameaça abrir, você se afasta. Faz você evitar pessoas e vai impedindo a intimidade.  Muitos casamentos são prejudicados pela culpa, às vezes até por coisas que aconteceram antes do casamento.

A culpa também nos leva a sermos extremamente generosos. Você dá, entrega, disponibiliza tudo. É como o pai ou mãe que lida com a culpa de nunca ter tempo para brincar e passear com o filho e por conta disso o enche de presentes.

3 – A culpa me mantém preso ao passado. Somos chantageados por ele. É como um espelho retrovisor do carro, nunca mostra nada para frente. A culpa não muda o passado assim como a preocupação não muda o futuro. Ela só faz que você tenha um presente miserável. Médicos e psiquiatras dizem que 70% das pessoas internadas em hospitais poderiam ir logo para casa se soubessem lidar com a culpa.

Esse é um Passo que separa os verdadeiros homens e mulheres das meninas, dos meninos e das crianças na fé. Os maduros dos infantis. Esse Passo separa os que querem “conversar” sobre Restauração dos que realmente querem FAZER ALGO a respeito da Restauração.

Você não pode sepultar o seu passado em quanto ele estiver vivo.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Provérbios 28:13

Como dar esse Passo?

1 – Faça um Inventário Moral. Vá para um lugar sozinho, leve consigo uma caneta e um bloco de anotações e pergunte para você mesmo: ‘- O que a de errado comigo? - Do que me sinto culpado? - Do que me sinto arrependido? - Do que tenho remorso? - Quais são as coisas erradas na minha vida que precisam ser mudadas?’ FAÇA ISSO HOJE. Peça ajuda a Deus para trazer a memória o que ainda não foi resolvido do seu passado.

Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.
Lamentações 3:40

Por que escrever? Por que isso me força a ser específico. “Multidão de pecados” não tem nome.

2 – Assumindo a responsabilidade pelos erros.

O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser.
Provérbios 20:27

O maior empecilho para a cura dos meus vícios sou eu mesmo. Temos que ser radicalmente honestos e dizer ‘EU SOU O PROBLEMA’. Não tente racionalizar o problema dando explicações. Não adianta dizer que a culpa não foi totalmente sua. Não existe divisão de porcentagem de culpa. Para Deus é sempre 100%. Nosso erro é diante dEle em primeiro lugar. Pecamos contra Deus em primeiro lugar.

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
1 João 1:8

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

Qual a maneira certa de pedir perdão a Deus? Primeiro, como NÃO se deve fazer: Não suplique como quem pede esmola, Deus não precisa ser convencido do seu estado pecaminoso; Não barganhe com Deus ‘se me perdoar nunca mais faço isso de novo’, não diga isso. Pedir perdão não é garantia que você nunca mais vai repetir aquele erro. Simplesmente diga ‘errei, pequei’, caso isso for uma fraqueza sua, provavelmente e infelizmente você vai fazer novamente; Não tente subornar Deus dizendo que pelo Seu perdão você vai fazer isso ou aquilo. Segundo, como DEVE fazer: Creia que Deus vai lhe perdoar; Admita para Deus os seus pecados; Acredite que Deus é confiável, Ele é fiel.

3 – Admitir os seus erros a outra pessoa. Essencial para a Restauração.

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16

Porque eu tenho que envolver alguém nisso? Nossos pecados são acima de tudo relacionais. Você peca não só contra Deus, mas contra outras pessoas. Mentimos uns aos outros, enganamos uns aos outros, somos desonestos uns para com os outros, usamos mascaras, nos isolamos. Encontre alguém de confiança para compartilhar, uma pessoa madura, que não fique chocado já que sabe que todos estamos no processo de Restauração. Os segredos que guardo são os mesmos que me adoecem. O segredo que você mais esconde é o que mais precisa revelar, isso é cura e manifestação da graça de Deus. FAÇA ISSO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, Romanos 8:1

Se você acha que pode se libertar dos seus pecados sozinho está enganado. Somente Deus pode ajudar você a limpar a sua casa. Seja honesto (a) com sigo mesmo (a). Igreja não é um lugar para se usar mascaras.

Essa é a Igreja de Jesus, esse é o Evangelho de Cristo.

Mesmo perdendo tudo, não vou perder o Senhor.



Pr. Armando Bispo
Criação e adaptação: Lucas Ferreira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Antes de comentar escolher "Comentar como:" entre as opções Conta do Google (caso vc tenha e-mail do Google), ou a opção Anônimo, onde você pode assinar o comentário.