Social Icons

Bem vindo (a)!!!!

Pages

domingo, 31 de março de 2013

QUAL A SUA LIBERDADE?






           Somos Livres é verdade. Mas também somos “Livres”, e isso também é verdade. Seja a primeira ou a segunda Liberdade, será com ela, por meio dela e para ela que viveremos. A primeira, falarei depois, já que a segunda, por mais incrível que pareça (falando para os ‘inocentes’) é a que tem dominado, amordaçado e destruído. Assim como um câncer que começa sem muito perceber - mesmo sendo constantemente avisados das prevenções, dos alimentos que precisamos evitar, das drogas lícitas ou não que da mesma forma também precisamos evitar, dos hábitos que precisamos desenvolver, etc, etc, etc... - Não damos muito ouvidos não é mesmo?... Pelo menos não os dois. Daí essa “Liberdade” vai comendo tudo por dentro, até não sobrar mais nada saudável, além da lembrança de como um dia estava tudo tão bem, ao menos bem encaminhado, mas agora não mais.

          Durante esse final de semana passei alguns dias em um condomínio de classe média alta em uma cidade próxima de Fortaleza-CE com uma parte da família. Além das coisas normais de estar perto de pessoas que amamos... muito lazer, comida, e pouco tempo de descanso é claro (rs)... o que vi fora da nossa casa temporária foi assustador, A-S-S-U-S-TA-D-O-R, e preciso GRITAR para mim em primeiro lugar e dizer que ISSO NÃO É NORMAL, não pode ser, não deveria ser. Mas você pode estar se perguntando ‘- E o que foi que você viu Lucas?’ Conto...
Durante todos os dias que passei no local, seja dia ou noite, na frente de quem quer que fosse, vi adolescentes bebendo bebidas alcoólicas pesadas (algo que deixaria quem só bebe cerveja envergonhado), fumando, caindo bêbados pelos cantos, nas piscina, enfrente as casas, na praia em frente ao local, em todos os cantos. Alem disso, meninas praticamente nuas, desfilando cada detalhe do seu corpo, chegando a constranger quem não queria olhar da forma que elas queriam que olhassem, sem contar os biquines, que na sua grande maioria pareciam que nem estavam lá. Junte todo isso aos hormônios da idade e imagine as gritarias, as farras, os amassos, e o que mais você quiser imaginar, isso tudo a luz do dia. Agora querido(a) leitor(a), imagine essa cena após as 22h, onde, tentando passear por um certo lugar com meu filho de 4 anos e meu sobrinho de mesma idade tive que voltar quando vi essa zona acontecendo. Repito, eram ADOLESCENTES. Não se via nenhum jovem de maioridade entre eles. Autoridades, leis, regras????... Esqueça. Isso não se aplicava. Terra de muita gente de grana e ao mesmo tempo, terra de ninguém. Essa é a segunda “Liberdade” que citei acima. E essa destrói. Destrói quem a pratica e destrói um pouco por dentro quem vê, pelo menos acho que deveria. Infelizmente essa “Liberdade” aos poucos vem minando a mente dos crentes em Jesus, dos cristãos. Não é necessário cair bêbado pelos cantos para convencer-se disso. Basta, honestamente, parar um pouco e avaliar o que ronda sua mente e está em seu coração, o que entrou e fez morada em sua casa, o que tem influenciado sua família? Avalie também o que não se faz mais regularmente, como orações, momentos devocionais, leituras bíblicas, cultos familiares, conversas sobre Deus e Seu Reino que está aqui e o que ainda virá, etc... Será que Deus nos encontraria como encontrou o Adolescente Davi, ADOLESCENTE entende?...  Avaliou? Qual sua nota?

E a primeira Liberdade que também citei? Vamos para a Bíblia?... Leia, por favor, essa tradução (paráfrase) de Eugene H Peterson:

       "Agora, se estamos livres da velha tirania, podemos viver como quisermos? Uma vez que estamos livres na liberdade de Deus, podemos fazer o que nos vier a cabeça? De jeito nenhum. Vocês sabem, por experiência própria, que certos atos baseados numa suposta liberdade acabam destruindo a liberdade. Ofereçam-se ao pecado, por exemplo, e será o último ato livre de vocês. Mas ofereçam-se aos caminhos de Deus e jamais perderam a verdadeira liberdade. Durante a vida inteira, vocês deixaram o pecado ditar as regras. Mas, graças a Deus, vocês começaram a ouvir um novo Senhor, cujas ordens os deixam livres para viver na liberdade dele.
        Falo da liberdade para facilitar a compreensão. Vocês com certeza se lembram do tempo em que faziam o que queriam, sem se importar com os outros nem com Deus, e a vida só piorava, enquanto a liberdade diminuía. Quanta diferença agora! Vocês vivem na liberdade de Deus, com a vida restaurada, crescendo em santidade!
        Durante todo o tempo que vocês faziam o que queriam, ignorando Deus, nem se preocupavam em pensar ou viver de modo correto, nem cogitavam fazer pelo menos alguma coisa certa. Mas isso era liberdade? O que ganharam com isso? Nada do que possam se orgulhar agora, não é? Aonde isso os levou? A um beco sem saída.
        Mas agora que encontraram a verdadeira liberdade, não precisam mais ouvir as exigências do pecado! Vocês descobriram o prazer de ouvir Deus falando com vocês. Que bela surpresa! Uma vida plena, restaurada, integrada no presente, com muito mais vida a caminho! Trabalhem para o pecado por toda a vida, e seu pagamento será a morte. Mas o dom de Deus é vida real, eterna, proporcionada por Jesus, nosso Senhor." Rm 6:15-23

        Essa é A Liberdade sugerida, ensinada, proposta e advertida por Deus. Um dia conhecemos A Verdade, e ela tem nome, viveu entre nós, amou entre nós, sofreu entre nós, morreu e ressuscitou entre nós, Jesus o Cristo. E exatamente nesse feriadão era para se comemorar, lembrar e reviver a Páscoa. A Passagem, In Memorian.
            Tudo isso relatado acima foi vivido nessa que é a maior data cristã em importância e objetivo. Lógico que a Páscoa não deve ser vivida em uma data, o problema é quando nem nela se vive. Assim como um dia ouvi dizer, digo também, ‘Posso falar dos bois, por que faço parte da boiada’.

 Qual a sua Liberdade?

Um comentário :

  1. Concordo com o texto e o contexto(até por que também não me senti bem diante de tal absurdos), mas não culpo "aqueles" jovens, acho que eles são fruto de uma podridão muito maior.
    Da presença e da maldade do maligno que comanda esse mundo!
    Parabéns mais uma vez pelo texto!

    ResponderExcluir

Antes de comentar escolher "Comentar como:" entre as opções Conta do Google (caso vc tenha e-mail do Google), ou a opção Anônimo, onde você pode assinar o comentário.